1. MENSAGEM DO PRESIDENTE

Este Código de Ética representa um norteador para as nossas práticas. É uma referência para todas as suas decisões profissionais, das mais rotineiras às mais importantes. E se aplica a cada um de nós, independentemente do seu cargo, função ou relação de trabalho. A GAMA, como organização, insere-se na sociedade de forma íntegra e respeitosa. E atua dessa maneira na sua relação com clientes, executivos, empregados, parceiros de negócios, concorrentes, fornecedores de bens e serviços e com outros públicos com quem se relaciona. Somos uma empresa socialmente responsável, que se preocupa tanto com os bons resultados quanto com a maneira pela qual são alcançados. A GAMA deseja ser percebida como a empresa confiável e sólida que é.

Este Código de Ética fornece as diretrizes do comportamento que consideramos correto sob o ponto de vista moral. Práticas coerentes com a nossa política corporativa, a nossa estratégia de negócios e o nosso jeito de ser. Use este documento como um instrumento de trabalho. Consulte-o, compartilhe-o, inspire-se nele. E lembre-se sempre: o seu caráter e as suas atitudes constroem a reputação, a credibilidade e o sucesso da nossa empresa. Boa leitura e obrigado,

Antônio Fernando Gazzoni

Diretor Presidente

2. NOSSA VISÃO E MISSÃO

A GAMA Consultores Associados tem como visão ser referência nacional no segmento de Consultoria Atuarial, destacando-se pela qualidade, competência e por sua equipe comprometida com a satisfação do cliente. Tem como missão prestar serviços técnico-atuariais fidedignos, de qualidade superior, que contribuam para o fortalecimento da Previdência, Saúde e Seguros no país.

3. A QUEM SE APLICA O CÓDIGO

Os princípios éticos e de conduta, consubstanciados neste Código de Ética, aplicamse à GAMA Consultores Associados Ltda., e a todos os seus colaboradores, sejam eles sócios, diretores, empregados, estagiários ou profissionais externos prestadores de serviços técnicos e administrativos, em diante denominados PÚBLICO RELACIONADO.

Este Código de Ética também deve servir de referência aos nossos fornecedores de bens e serviços, parceiros comerciais, clientes, comunidade e em geral, dentre outros.

4. O PÚBLICO RELACIONADO E A GAMA

Os integrantes do PÚBLICO RELACIONADO, devidamente qualificado no item 3, são os representantes diretos da empresa junto a seus diversos públicos de relacionamento, tomando decisões, solucionando problemas, criando, inovando e aperfeiçoando, de forma contínua, os negócios celebrados. São pessoas que fazem a diferença e, portanto, devem ser e estar preparadas para exercer suas funções da melhor maneira possível. As lideranças deste público têm um papel de destaque, como referência e exemplo de comportamento, exercendo uma gestão que se apoia no incentivo, motivação e reconhecimento dos subordinados, promovendo não só seu desenvolvimento profissional, como, também, o desenvolvimento humano. A GAMA, assim referenciada neste Código, por sua vez, promove um ambiente de trabalho, sustentado por seus valores e orientado por condutas, que estimula um movimento de responsabilidade e cooperação entre os integrantes do PÚBLICO RELACIONADO e cria condições para que os compromissos assumidos com todos os públicos de relacionamento da empresa, independente do contexto competitivo estabelecido nas relações de mercado, sejam honrados de forma ética.

5. O OBJETIVO DO CÓDIGO

O presente Código de Ética tem por objetivo oferecer uma compreensão clara sobre as condutas que orientam os negócios e relacionamentos da GAMA com o público ao qual está integrada. A GAMA respeita as convicções pessoais de seu PÚBLICO RELACIONADO. Todavia estas devem ser exercidas ou manifestadas dentro dos padrões éticos e comportamentais estabelecidos neste Código de Ética, que se constitui em um compromisso individual, coletivo e institucional, refletindo os princípios e valores organizacionais que devem orientar as atitudes e comportamentos de todos os integrantes do PÚBLICO RELACIONADO, fazendo com que as nossas ações sejam exemplares para a sociedade em que vivemos. Os temas selecionados neste Código de Ética, que certamente não esgotam todas as situações, foram considerados prioritários para a GAMA e seu PÚBLICO RELACIONADO, de forma a contribuir para sua gestão ética e sustentável. Oriente-se pelas diretrizes éticas definidas neste Código. Cada um de nós tem o dever de reforçar o cumprimento das regras nele definidas junto aos nossos pares, praticando-as no nosso dia-a-dia.

6. NOSSOS PRINCÍPIOS E VALORES

A GAMA e seu PÚBLICO RELACIONADO são regidos pelos seguintes princípios e valores:

• Agilidade;

• Confiança;

• Dedicação

• Excelência;

• Ética;

• Honestidade;

• Imparcialidade;

• Integridade;

• Moralidade;

• Parceria;

• Probidade;

• Qualidade;

• Respeito;

• Responsabilidade;

• Resultados;

• Sigilo;

• Transparência

• Tempestividade;

7. O COMITÊ DE ÉTICA

É um organismo institucional de governança corporativa da GAMA, formado por 05 (cinco) membros, sendo 02 (dois) sócios, 02 (dois) gestores e 01 (um) empregado, estes últimos não sócios da GAMA, todos escolhidos pela Diretoria da GAMA. Quando, eventualmente, não for possível esta composição nas reuniões de trabalho do Comitê, a Diretoria da GAMA indicará substitutos específicos para cada reunião. Os membros do Comitê escolherão entre si o seu Presidente, que terá poder do voto de qualidade. No seu eventual impedimento, o sócio integrante do Comitê com maior cargo de direção será o seu substituto. O mandato dos integrantes do Comitê tem prazo indeterminado. Quando houver vacância de membro, a Diretoria da GAMA deverá escolher o novo membro para substituição. As reuniões de trabalho do Comitê serão realizadas quando convocadas. As reuniões serão realizadas apenas se houver a participação de no mínimo 03 (três) membros (titulares ou substitutos) e pelo menos 01 (um) sócio. Em ambas as modalidades de reunião, as convocações serão sempre realizadas pela Diretoria da GAMA, por força de demanda própria ou de demanda de outros integrantes do PÚBLICO RELACIONADO.

As aprovações dos atos decididos pelo Comitê ocorrerão por maioria simples dos presentes, utilizando-se o voto de qualidade do seu Presidente nas situações de empate em votação normal; O Comitê de Ética tem a função de elaborar, aprovar, implantar e alterar este Código de Ética. Terá também a função de modernizar o Código, de acordo com as mudanças e novas necessidades da GAMA, e também disseminar os valores e princípios e assegurar que eles sejam cumpridos de acordo com os procedimentos e padrões confiados a este Código, de forma a monitorar o comportamento do PÚBLICO RELACIONADO.

É também responsabilidade do Comitê de Ética certificar-se da compreensão, comprometimento e participação da alta administração com relação às questões morais e éticas da GAMA, e de avaliar e deliberar sobre os casos omissos. Por fim, o Comitê de Ética tem ainda a função de apurar as infrações a este Código e decidir sobre a aplicação correspondente das penalidades cabíveis.

8. NOSSOS RECURSOS

O PÚBLICO RELACIONADO deve utilizar de forma adequada todos os bens e recursos disponibilizados pela GAMA, sempre evitando o desperdício ou mau uso. Isto vale tanto para bens tangíveis (instalações, equipamentos, computadores, terminais administrativos, telefones, materiais de escritório, automóveis, recursos financeiros, etc.) como para bens intangíveis (direitos sobre marcas e patentes, bancos de dados, informações, etc.). Na necessidade de realização de serviços externos, viagens a trabalho ou de interesse da GAMA, os pedidos de reembolso de despesas correspondentes devem refletir exatamente os gastos incorridos.

Os convites e brindes promocionais da GAMA são propriedade da empresa. O PÚBLICO RELACIONADO só pode utilizá-los para fins comerciais e publicitários de interesse da GAMA, quando autorizado pela Diretoria, ou para outros fins que se justifiquem, também com autorização da Diretoria. O uso de todos os recursos da GAMA deverá restringir-se às atividades relacionadas aos negócios da empresa, todavia, a GAMA permite que os integrantes do PÚBLICO RELACIONADO utilizem os recursos da empresa para fins pessoais (telefone, computador e sistemas eletrônicos), de forma moderada, justificada e sempre com bom senso, desde que esse uso seja autorizado pelo superior imediato, não contrarie normas e orientações internas ou prejudique o andamento do trabalho, ou que ainda seja dirigido ao aumento de produtividade e à atualização de conhecimento e à racionalização de tempo e recursos. É conduta proibida acessar sites ou encaminhar mensagens eletrônicas relacionados a qualquer tipo de discriminação, a conteúdo sexual ou a outros temas inapropriados para o ambiente de trabalho.

A marca GAMA é um ativo importante da empresa e só pode ser utilizada mediante ciência e autorização do gestor responsável. Nenhum integrante do PÚBLICO RELACIONADO, terceiro ou parceiro comercial pode fazer uso da marca GAMA sem a prévia autorização da Diretoria da empresa. Esta medida garante a padronização visual e da linguagem da GAMA, além de evitar aplicação de multas e adoção das medidas judiciais e/ou administrativas cabíveis.

9. O SIGILO DAS INFORMAÇÕES

O PÚBLICO RELACIONADO obriga-se a manter o mais absoluto sigilo com relação a quaisquer dados, informações, materiais, produtos, sistemas, técnicas, estratégias, métodos de operação, inovações, segredos comerciais, marcas, criações, especificações técnicas e comerciais da GAMA e de seus clientes, a que tenham acesso ou conhecimento, mesmo após o encerramento do vínculo de qualquer natureza com a GAMA, devendo estes ser utilizados, exclusivamente, para fins profissionais, sendo proibido utilizá-los para benefício próprio ou de terceiros. O uso das credenciais (ID, matrículas, senhas e crachás) é individual e intransferível, sendo proibido seu compartilhamento em qualquer nível entre os membros do PÚBLICO RELACIONADO e/ou terceiros.

Informações relevantes, tais como pesquisas e estudos, metodologias de negócio, relatórios, dados confidenciais e qualquer outro tipo de informação relevante, não devem ficar expostos em estações de trabalho, mesas, impressoras e salas de reunião. Estes documentos fazem parte do patrimônio intelectual da GAMA e devem ser armazenados apropriadamente. A utilização da Internet e do e-mail profissional é monitorada pela organização com propósitos de segurança e sigilo das informações e documentos da GAMA. O monitoramento pode ser efetuado por meio de telas, filtros, endereços dos sites visitados, e-mails e palavras-chave pesquisadas. Não é facultado ao PÚBLICO RELACIONADO o direito de privacidade, no que pertine a utilização da Internet no ambiente de trabalho e o uso do e-mail profissional.

Tudo que for produzido pelo PÚBLICO RELACIONADO no exercício de suas funções destinadas à GAMA é de propriedade da GAMA, não sendo permitido apagar, destruir ou levar informações, quando encerrado o vínculo de qualquer natureza com a empresa.

10. NOSSA COMUNICAÇÃO

Os integrantes do PÚBLICO RELACIONADO devem evitar qualquer discussão, presencial ou por telefone, envolvendo informações confidenciais ou competitivas da GAMA e de seus clientes quando estiver em locais públicos (elevadores, restaurantes, shoppings, táxis, aeroportos, aviões e outros), assim como em ambientes virtuais (salas de conversação, webpages pessoais, blogs e outros). Tal compromisso se mantém após o término do vínculo de qualquer natureza com a GAMA.

Os registros de negócio e as comunicações devem ser concisos e exatos. Evite exageros, linguagem figurada ou especulações. Na hora de escrever e-mails, o PÚBLICO RELACIONADO deve ser direto e assertivo, sendo recomendável evitar incluir pessoas em cópia que não estejam relacionadas ao assunto tratado, para não desperdiçar o tempo útil dos envolvidos.

Os integrantes do PÚBLICO RELACIONADO devem sempre informar previamente à Diretoria da GAMA qualquer tipo de declaração pública ou contato com meios de comunicação, que cite a GAMA de forma direta ou indireta, ainda que para prestar informações pontuais.

O PÚBLICO RELACIONADO deve evitar qualquer tipo de comportamento que possa levar o público em geral a considerar a GAMA antiética, não sendo admissível fazer comentários que possam difamar ou afetar a imagem da empresa ou de seus colaboradores, ou mesmo contribuir para a divulgação de informações incorretas sobre seus serviços, dados operacionais e financeiros.

11. OS LIVROS, REGISTROS E RELATÓRIOS

A GAMA confia em informações seguras para tomar decisões de negócios. Para tanto, os integrantes do PÚBLICO RELACIONADO devem manter todos os registros da empresa precisos e corretos. Nenhum registro com informação falsa deve ser feito em qualquer livro ou conta da GAMA. Os fundos da empresa não devem ser usados para qualquer propósito diferente do descrito nos documentos que suportam os pagamentos. Isto inclui registros financeiros, técnicos, de segurança e de pessoal. Todos os livros, registros e contas devem refletir as transações e os eventos em conformidade com os princípios contábeis e com a legislação, as metodologias internas aplicáveis e a estrutura de controles internos devem ser armazenados durante o período exigido legalmente.

12. OS CONFLITOS DE INTERESSE

O PÚBLICO RELACIONADO não pode intervir em qualquer ato ou matéria em que tiver interesse conflitante com o da GAMA, nem sobre eles deliberar, cabendo-lhe dar ciência ao seu superior hierárquico sobre o seu impedimento e extensão do conflito de interesse. A fim de preservar a imparcialidade nas relações, a GAMA repudia quaisquer relações comerciais particulares de seu PÚBLICO RELACIONADO com clientes e fornecedores de bens e serviços da empresa.

A GAMA também repudia quaisquer formas de utilização e/ou contração de serviços entre os integrantes do seu PÚBLICO RELACIONADO para fins particulares. Em função das características da GAMA – pequena empresa com estrutura familiar de sócios – as contratações de natureza trabalhista, comercial, de fornecimento de bens e prestação de serviços, de parceria, de estágio e de outras que estejam ligadas às atividades da empresa, que envolvam relação de parentesco e de cônjuge, são permitidas exclusivamente para os sócios da GAMA e autorizadas por estes. Desta forma, não deve haver relação de parentesco e de cônjuge entre os demais integrantes do PÚBLICO RELACIONADO nos contratos de qualquer natureza com a GAMA.

Da mesma forma, não é permitido o estabelecimento de situação em que se configure relação íntima entre os integrantes do PÚBLICO RELACIONADO. Caso ocorra, deverão ser tomadas as providências necessárias visando evitar o conflito de interesses.

Os integrantes do PÚBLICO RELACIONADO não devem aproveitar, para seu ganho pessoal, oportunidades de negócios que surgirem por meio do uso de informações ou cargo na GAMA. O PÚBLICO RELACIONADO não pode exercer atividades profissionais em prol de pessoas físicas e jurídicas concorrentes, fornecedoras ou prestadoras de serviço da GAMA, exceto nos casos de relação de parceria com exclusivo interesse da GAMA.

Os integrantes do PÚBLICO RELACIONADO não devem realizar empréstimos pessoais entre si ou com outros públicos que mantenham relação direta com a GAMA. Os empréstimos podem ser realizados com instituições financeiras, inclusive com as que mantêm relações comerciais com a empresa, desde que não utilizem dessas relações para influenciar a negociação de condições favoráveis no empréstimo.

Qualquer atividade paralela desenvolvida não pode impactar o desempenho dos integrantes do PÚBLICO RELACIONADO. A GAMA incentiva a postura empreendedora dos seus empregados. Entretanto, a comercialização de mercadorias (cosméticos, roupas, bijuterias, alimentos, entre outros) no ambiente de trabalho não é permitida, por apresentar restrições legais e prejudicar o trabalho do próprio empregado e de seus colegas.

Também é vedado ao PÚBLICO RELACIONADO facilitar a entrada de terceiros nas instalações da empresa com o intuito de praticar atividades alheias às praticadas pela GAMA, como, por exemplo, o comércio informal.

13. AS RELAÇÕES COM OS CLIENTES

A credibilidade da GAMA perante seus clientes reside na capacidade de seu PÚBLICO RELACIONADO de cumprir o que é acordado, tendo este a responsabilidade direta na construção de um relacionamento sólido e duradouro com os clientes.

A GAMA tem por fundamento pautar sua atuação na identificação das necessidades de seus clientes e procurar satisfazê-las por meio de seus serviços de qualidade que correspondam às características anunciadas, sem falsas promessas, comprometendo-se com a melhoria permanente da qualidade desses.

A GAMA compromete-se a garantir a confidencialidade das informações disponibilizadas pelo cliente, constantes em seu cadastro e em seu histórico junto à empresa.É importante a cientificação aos clientes da GAMA sobre as regras e orientações de conduta estabelecidas neste Código, de forma a demonstrar a sua seriedade quanto aos princípios morais e éticos.

14. AS RELAÇÕES COM OS FORNECEDORES DE BENS E SERVIÇOS E PARCEIROS

Os critérios para o estabelecimento da relação com os fornecedores de bens e serviços e parceiros vão além dos aspectos preço, produto e prazo de entrega, uma vez que hoje as condições em que eles são produzidos e os impactos gerados nas dimensões econômica, social e ambiental, também devem ser considerados na sua escolha e contratação.

Também deve se basear em critérios técnicos, profissionais e éticos e serem conduzidas por meio de procedimentos formalmente definidos, que assegurem à GAMA o melhor custo-benefício e onde não haja espaço para decisões de interesse pessoal.

Somente devem ser contratados os fornecedores e parceiros que respeitem, atuem e estejam de acordo com todas as legislações e regulamentações aplicáveis ao serviço ou produto contratado, devendo a GAMA manter permanentemente atualizado o cadastro de fornecedores e parceiros e descredenciando aqueles que eventualmente desrespeitarem essas condições.

A GAMA não admite, em hipótese alguma, discriminação de qualquer natureza, assim como a exploração do trabalho infantil e trabalho escravo em suas dependências, e reserva-se o direito repudiar e não contratar serviços e fornecimento de bens ou estabelecer parcerias com empresas, entidades ou instituições que adotem essa prática.

Os fornecedores e parceiros da GAMA devem ser cientificados das regras e orientações de conduta estabelecidas neste código.

15. COMO AGIR DIANTE DE PRESENTES, BRINDES E OUTRAS OFERTAS

O PÚBLICO RELACIONADO da GAMA deve sempre agir dentro de padrões éticos comumente aceitos, nas diversas formas de reconhecimento e elogio utilizadas por fornecedores de bens, prestadores de serviços, parceiros e clientes. Presentes e brindes (agendas, canetas, blocos, calendários, dentre outros de qualquer valor) recebidos pelo PÚBLICO RELACIONADO por força de sua atividade laboral na GAMA devem ser encaminhados ao superior imediato, que decidirá o encaminhamento a ser dado ao assunto, podendo ser tal decisão subsidiada por manifestação do Comitê de Ética.

Convites para eventos externos (confraternização, treinamento, evento de relacionamento, entre outros), assim como patrocínios de eventos corporativos para diretores e empregados, somente podem ser aceitos quando do interesse da GAMA e após aprovação da Diretoria. Presentes em dinheiro, gratificações e favores não podem ser aceitos sob qualquer hipótese.

É permitido dentro de um relacionamento comercial normal o pagamento por terceiros de despesas relacionadas a refeições. A GAMA também oferece eventualmente presentes, brindes, pagamento de refeições, convites e patrocínios de eventos aos seus clientes, parceiros e fornecedores de bens e serviços, desde que isto lhe seja conveniente e com a devida observação não só dos seus, como também dos princípios éticos e regras de quem será destinada a oferta.

16. O RELACIONAMENTO COM CONCORRENTES

A concorrência é considerada saudável, desde que seja leal. Dessa forma, o PÚBLICO RELACIONADO deve se comportar cordialmente no relacionamento com a concorrência. A obtenção de informações deve ocorrer de maneira lícita e transparente, a fim de não expor os negócios perante a concorrência, preservando o sigilo das informações em seu poder.

Comentários que possam afetar a imagem dos concorrentes ou contribuir para a divulgação de boatos não devem ser feitos. Todas as instituições devem ser tratadas com o mesmo respeito com que a GAMA espera ser tratada.

17. O RELACIONAMENTO COM A COMUNIDADE E O MEIO AMBIENTE

A GAMA e seu PÚBLICO RELACIONADO defendem os direitos humanos, os princípios de justiça social e respeitam os valores culturais, reconhecendo a importância das comunidades para o meio em que atua. Assim, sempre que possível e oportuno, a GAMA pode realizar parcerias em investimentos sociais privados nas diversas comunidades, apoiando também o trabalho social voluntário eventualmente promovido por seu PÚBLICO RELACIONADO.

A GAMA também respeita e apoia iniciativas e atividades visando o desenvolvimento sustentável e a conservação do ecossistema, respeitando recomendações internacionais de melhores práticas em todas suas ações. Periodicamente, a GAMA promove campanhas de conscientização ao PÚBLICO RELACIONADO com foco na preservação do meio ambiente, através do incentivo a diversas práticas sustentáveis, como o uso racional da água e energia elétrica, coleta seletiva de lixo, impressão apenas quando indispensável, e utilizando a frente e o verso do papel, utilização de papel reciclado, destinação apropriada de pilhas e baterias, entre outros. Também procura utilizar materiais e equipamentos recicláveis ou reutilizáveis que causem baixo impacto ao meio ambiente.

18. NOSSOS DEVERES

É dever do PÚBLICO RELACIONADO e da GAMA, no que couber:

• Estimular os empregados na busca de autodesenvolvimento, oferecendo, a todos, igualdade de oportunidade de desenvolvimento e ascensão profissional, com base no esforço pessoal, mérito, desempenho e competências alcançadas.

• Estimular seus empregados a assumirem atitudes responsáveis no cumprimento de leis e normas internas relativas à medicina e segurança do trabalho;

• Assumir uma gestão responsável, oferecendo estrutura e ambiente de trabalho saudável, organizado, harmonioso, visando a valorização do ser humano, com bons níveis de higiene, ergonomia, equipamentos, proteção pessoal e tratamento adequado para a guarda e manuseio de material perigoso ou inutilizado, promovendo assim uma boa qualidade de vida de seus empregados e estagiários;

• Prezar pela higiene, pela organização, pela limpeza e pela conservação do ambiente de trabalho e áreas comuns da empresa;

• Comunicar e disseminar as normas da empresa a todos os integrantes do PÚBLICO RELACIONADO, assim como as informações de caráter institucional e as demais que sejam de interesse de todos, de forma a garantir que as atividades sejam exercidas com coerência e qualidade;

• Reconhecer o direito de livre associação e participação sindical dos seus empregados, bem como a negociação coletiva conferida aos respectivos sindicatos, nos limites previstos pela legislação nacional;

• Garantir a não violação de livros, registros, relatórios e documentos que estão sendo investigados administrativa ou judicialmente, entre outras formas, não sendo permitido que algum integrante do PÚBLICO RELACIONADO possa destruir, alterar, falsificar ou elaborar documentos que possam acobertar possíveis irregularidades;

• Fornecer, quando requerido e autorizado por lei, informações precisas e corretas;

• Evitar oferecer presentes, brindes, pagamento de refeições, convites e patrocínios de eventos aos seus clientes, parceiros e fornecedores de bens e serviços, sem observar e/ou respeitar suas próprias regras e princípios éticos e também as regras e princípios éticos do destinatário da oferta;

• Tratar com justiça, retidão e humanidade os seus subordinados ou empregados, considerando, em especial, o bem estar e segurança pessoal dos mesmos, mantendo clima de respeito e de confiança, esforçando-se em possibilitar-lhes, independentemente de sua categoria profissional, oportunidade de desenvolvimento e progresso profissional, dando tratamento igualitário a cada um de sua equipe e servindo de exemplo na prática das diretrizes éticas para o PÚBLICO RELACIONADO;

• Respeitar as leis e outras normas legais aplicáveis, cumprir os deveres de cidadania e manter um bom relacionamento com os órgãos públicos;

• Agir com honestidade, integridade, cortesia, cordialidade, respeito, urbanidade, atenção e presteza no trato dos interesses da GAMA e com os públicos diversos;

• Exercer, com zelo e dedicação, as atribuições do cargo ou função;

• Ser assíduo e pontual em suas tarefas e funções e utilizar o horário de expediente de forma eficaz, cumprindo efetivamente as tarefas sob sua responsabilidade;

• Manter a apresentação pessoal de forma adequada e que não comprometa a imagem da GAMA, no contato com os clientes e com o público em geral;

• Guardar sigilo sobre os assuntos da GAMA e de seus clientes, observandose sempre os riscos de divulgação das informações confidenciais;

• Manter conduta compatível com a visão, missão, princípios e valores da GAMA, de forma a valorizar a sua imagem;

• Procurar auxiliar de maneira proativa, sempre que um cliente da GAMA manifeste um problema ou demanda;

• Utilizar o e-mail institucional para envio de produtos ou serviços e para qualquer troca de mensagens eletrônicas com clientes da GAMA, cientificando o superior imediato na eventualidade de referida troca ocorrer, por motivo imperioso, de forma direta entre o empregado e o cliente;

• Manter cordialidade profissional e pessoal, mesmo na adversidade, perante os clientes da GAMA;

• Além da legislação, respeitar e cumprir as políticas, normas e procedimentos internos da GAMA e, quando necessário, orientar-se pela regra mais restritiva;

• Cientificar o gestor imediato ao presenciar, testemunhar ou ter conhecimento sobre o descumprimento das políticas, normas e procedimentos internos da GAMA, bem como da legislação;

• Evitar, combater e repudiar qualquer forma de suborno, corrupção ou influência por parte de órgãos públicos, clientes, fornecedores e prestadores de serviço, para favorecimento em negociações;

• Informar à Diretoria da GAMA sobre dúvidas relativas à conduta e comportamento ético de fornecedores de bens e serviços e parceiros que, notoriamente, tenham má reputação no mercado;

• Empenhar-se em se dar como impedido, informando os motivos aos seus clientes ou superiores hierárquicos, quando para tanto existirem razões de ordem moral, estratégica ou técnica que desaconselhem a sua participação;

• Informar ao superior imediato ou à Diretoria da GAMA sobre qualquer conflito de interesse, real ou aparente, relacionado com seu cargo, emprego ou função e tomar medidas para evitá-los;

• Ser preciso, objetivo e claro em suas manifestações verbais, escritas ou por qualquer outro meio;

• Estar previamente preparado para analisar e discutir qualquer questão de cuja deliberação participar, jamais assumindo qualquer posição sem estar plenamente seguro de sua adequação aos fins da GAMA;

• Observar todas as regras, práticas e leis que se aplicam às atividades para segurança e saúde, assim como tomar as precauções necessárias para sua proteção e de seus colegas de trabalho e visitantes, em atividades nos ambientes interno e externo;

• Evitar realizar empréstimos pessoais entre os integrantes do PÚBLICO RELACIONADO ou com outros públicos que mantenham relação direta com a GAMA, exceto com instituições financeiras;

• Evitar qualquer tipo de ruído sonoro que desvie a atenção dos demais colegas de trabalho ou prejudique o bom andamento das atividades no ambiente interno da GAMA, ou ainda em locais externos em que esteja representando a empresa;

• Buscar o descarte apropriado de materiais inutilizados – tais como pilhas, baterias e eletrônicos em geral – e procurar administrar o fim de vida-útil dos bens de propriedade da GAMA;

• Promover a utilização otimizada dos recursos disponíveis, evitando impressões desnecessárias, o desperdício de água e energia elétrica, dentre outros;

• Obter e manter documentos originais, ou cópias (se necessário), legíveis, autênticos, lícitos e sem rasuras, quando em viagem destinada a serviço externo ou de interesse da GAMA, visando a precisa e adequada prestação de contas das despesas realizadas;

• Agir sempre de forma a contribuir para a permanente solidez econômica e financeira da GAMA;

• Respeitar a personalidade humana, não impondo suas doutrinas, convicções, ou pontos de vista, nem tolhendo o direito de outros manifestarem suas próprias crenças, superando assim a discriminação, perseguição e os preconceitos de sexo, raça, cor, religião, política, nacionalidade, orientação sexual, incapacidade física ou mental, escolaridade, idade, estado civil, posição social, cargo ou função. É dever de todos promover um ambiente saudável, de comunhão de ideias, de valores e de respeito mútuo;

• Evitar qualquer forma de campanha ou distribuição de material dentro do ambiente de trabalho envolvendo aqueles citados no item anterior, o que pode ser feito fora do ambiente de trabalho;

• Repudiar e denunciar qualquer indício de exploração de mão-de-obra infantil e trabalho escravo, inclusive envolvendo fornecedores de bens e serviços e parceiros da GAMA.

19. NOSSAS VEDAÇÕES

Ao PÚBLICO RELACIONADO e à GAMA é vedado, no que couber:

• Assumir compromissos além da sua capacidade legal, técnica, financeira, moral e física;

• Interromper a prestação de serviços sem justa causa e sem notificação ao superior imediato;

• O tratamento desleal com a concorrência por ferir os princípios éticos da GAMA, que espera o mesmo tipo de respeito por parte dela;

• Exercer função ou poder com finalidade adversa aos interesses da GAMA;

• Exercer quaisquer atividades antiéticas ou incompatíveis com o exercício da profissão, cargo ou função;

• Utilizar e/ou contratar os serviços de outros integrantes do PÚBLICO RELACIONADO para fins particulares;

• Favorecer algum fornecedor de bens e serviços em detrimento de outros;

• Pleitear, sugerir, aceitar ou oferecer qualquer tipo de ajuda financeira, presente, gratificação, prêmio, comissão, empréstimo pessoal ou vantagem

de qualquer espécie, para si ou para outrem, para influenciar ou deixar de fazer algo no exercício de seu cargo ou função;

• Utilizar informação, prestígio ou influência obtidas em função do cargo, para lograr, direta ou indiretamente, ganho, benefício ou vantagem, para si ou para outrem;

• Negociar e contratar, com exceção dos sócios da GAMA, parentes e cônjuges ou empresa gerenciada ou controlada por eles, para trabalho, estágio, fornecimento de bens ou serviços e estabelecimento de parceria;

• Estabelecer ou manter situação em que se configure relacionamento íntimo com outro integrante do PÚBLICO RELACIONADO dentro das dependências da GAMA ou em atividades externas da Empresa;

• Utilizar recursos da GAMA em serviços ou atividades particulares, salvo mediante justificativa e consentimento prévio do responsável competente;

• Exercer ilegalmente a profissão ou função para a qual foi contratado pela GAMA;

• Ceder a outros integrantes do PÚBLICO RELACIONADO, ou a terceiros, as credenciais individuais e intransferíveis fornecidas pela GAMA;

• Deturpar intencionalmente a interpretação do conteúdo explícito ou implícito em documentos, obras doutrinárias, leis, acórdãos ou outros instrumentos de apoio técnico ao exercício da profissão, cargo ou função, com o intuito de iludir a boa fé de outros integrantes do PÚBLICO RELACIONADO;

• Fazer comentários que possam afetar a imagem da GAMA, de seu PÚBLICO RELACIONADO e de seus clientes, ou contribuir para a divulgação de informações incorretas sobre serviços, projetos, dados operacionais e financeiros;

• Influenciar, coagir, manipular ou enganar qualquer parte interna ou externa envolvida em trabalhos de auditoria ou fiscalização;

• Qualquer tipo de declaração pública que cite a GAMA de forma direta ou indireta, sem a devida autorização prévia da Diretoria;

• Comercializar produtos e serviços de cunho particular no ambiente de trabalho da GAMA;

• Facilitar ou permitir a entrada de terceiros nas instalações da GAMA para prática de atividades alheias às da empresa (comércio, campanhas, propagandas, doações, dentre outras);

• Conversas e atitudes que envolvam violência física ou verbal e assédio ou constrangimento moral e sexual, ou ainda de outra natureza;

• Disseminar mensagens com conteúdos imorais, desrespeitosos, pífios, ilícitos, racistas, pornográficos, pedófilos, políticos e religiosos;

• Promover ou encobrir a exploração de trabalho infantil ou escravo; • Acessar sites de relacionamento e programas de comunicação instantânea externos;

• Conduzir a empresa, trabalhar, estagiar, prestar serviços e representar a empresa em qualquer evento ou trabalho externo sob efeito de drogas ilegais ou de álcool;

• Consumir excessivamente bebidas alcoólicas durante a participação em eventos institucionais que envolvam a GAMA;

• Fumar no ambiente de trabalho da GAMA, evitando fazê-lo quando estiver representando a GAMA em serviços ou eventos externos.

20. A PARTICIPAÇÃO ATIVA – DÚVIDAS, SUGESTÕES, CRÍTICAS E DENÚNCIAS

Este Código de Ética não é exaustivo. A GAMA acredita que sua participação contribui para o aprimoramento das condutas éticas. A política de portas abertas da empresa encoraja você a trazer suas dúvidas, sugestões, críticas e ainda eventuais denúncias de descumprimento deste Código ao seu superior imediat , que dará o encaminhamento necessário.

Por opção do denunciante, as denúncias podem ser apresentadas anonimamente, sendo estas depositadas em papel escrito ou impresso numa urna localizada em local apropriado junto às dependências da GAMA. Todas as denúncias serão avaliadas e apuradas pelo Comitê de Ética, sendo garantida a confidencialidade de todos os envolvidos e a ausência de qualquer retaliação.

A GAMA repudia a prática da denúncia vazia, conspiratória ou vingativa. A denúncia é valorizada quando o denunciante tiver conhecimento consistente de fatos, dados ou situações que possam prejudicar a GAMA, o PÚBLICO RELACIONADO ou demais públicos de interesse da empresa.

21. AS INFRAÇÕES E PENALIDADES

É muito importante que cada integrante do PÚBLICO RELACIONADO tenha conhecimento e esteja de acordo com as normas definidas neste Código de Ética, sendo responsabilidade sua o cumprimento das regras aqui pautadas que lhe cabem, bem como a sua aplicabilidade na execução das tarefas diárias.

A ação, a omissão ou a conivência que impliquem desobediência ou inobservância do PÚBLICO RELACIONADO às disposições deste Código são consideradas infrações à ética, o que poderá implicar a aplicação das sanções disciplinares cabíveis.

As penalidades a que os infratores estão sujeitos, no que couber, são:

• Advertência verbal;

• Advertência por escrito;

• Suspensão, por período pré-determinado;

• Rescisão do contrato de trabalho;

• Rompimento do contrato de estágio;

• Rompimento do contrato de prestação de serviços;

· Afastamento do sócio da gestão, por período pré-determinado;

· Processo judicial.

As infrações serão avaliadas e apuradas pelo Comitê de Ética, competindo a este

decidir de maneira fundamentada e justificada a aplicação da penalidade que

entender aplicável.

22. A DIVULGAÇÃO DO CÓDIGO

Cabe à GAMA, seguindo as diretrizes do Comitê de Ética, divulgar o presente Código e envidar todos os esforços para viabilizar a sua perfeita ciência pelo PÚBLICO RELACIONADO.

A leitura e assimilação deste Código de Ética é dever de todos os integrantes do PÚBLICO RELACIONADO. Todos os demais públicos diretamente envolvidos nas atividades da GAMA serão informados sobre a existência, conteúdo e importância do cumprimento dos preceitos éticos aqui exaltados.

Para conhecimento amplo e irrestrito de todos os públicos interessados, o presente Código de Ética está publicado no website e na intranet da GAMA.

23. AS DISPOSIÇÕES FINAIS

Os casos omissos serão avaliados e deliberados pelo Comitê de Ética, em conformidade com os princípios de ordem moral e éticos que nortearam a elaboração do presente Código de Ética. Este Código de Ética poderá ser alterado a qualquer época, por deliberação do Comitê de Ética em reunião especialmente convocada para esse fim.

O PÚBLICO RELACIONADO deve confirmar a ciência e aceitação do conteúdo deste Código, assinando a “Declaração de Ciência e Aceitação do Código de Ética”, que é parte integrante sua.

24. A VIGÊNCIA DO CÓDIGO

Este Código de Ética entra em vigor a partir da data de publicação pelo Comitê de

Ética, vigendo por prazo indeterminado.