O INÍCIO

A história da GAMA tem início em 08 de dezembro de 1998 como prestadora de serviços de Consultoria e Assessoria Atuarial. Fundada pelo Atuário e Administrador de Empresas Antônio Fernando Gazzoni, com sede Brasília – DF, a GAMA teve como um de seus primeiros Clientes a empresa Tele Centro Sul S/A, patrocinadora de alguns dos maiores Planos Previdenciários do Brasil. Nos anos seguintes, essa empresa deu origem a Brasil Telecom Participações S/A, tendo sido posteriormente adquirida pela Oi, uma das maiores empresas de telefonia do Brasil.

Na virada do milênio, com pouco mais de um ano de existência, a GAMA mudava de sede para acomodar a crescente equipe de Consultoria. Nessa época, a empresa já atendia clientes espalhados do Norte ao Sul do País, sendo a abrangência nacional uma característica que acompanha seu portfólio até os dias atuais.

Rapidamente, os serviços da GAMA obtiveram reconhecimento do mercado: não apenas Entidades de Previdência Complementar, mas também suas Patrocinadoras requisitavam o assessoramento da empresa em cálculos e modelagens previdenciais. Planos de Saúde e Autogestões também encontraram na GAMA as mesmas qualidades que a diferenciaram no mercado de Previdência.

A EXPANSÃO

O maior número de Clientes e serviços que depositaram a confiança na GAMA levaram a nova expansão do seu quadro de Consultores e, por consequência, de suas instalações, tendo a empresa realizado nova mudança, em 2003, para uma sede dez vezes maior que o espaço originalmente ocupado, ficando estrategicamente sediada no Edifício Brasília Shopping and Towers, um dos principais centros de negócios da Capital Federal.

O reconhecimento do mercado foi além do crescente número de clientes e colaboradores. Também se observou pelos prêmios recebidos: de Melhor Consultor Atuarial, nos anos de 2007 e 2008, em aclamação promovida pela Revista Investidor Institucional; e pelo Prêmio Colaborador Técnico Atuarial, entregue em 2008 no 7° Congresso Nacional da ANCEP (Associação Nacional dos Contabilistas das Entidades de Previdência), conferidos ao fundador e Diretor-Presidente da GAMA, Antônio Fernando Gazzoni.

O crescimento e desenvolvimento constante da empresa levou a uma reformulação total da sua estrutura física, visando a otimização dos processos produtivos e a qualidade de vida dos colaboradores, com inauguração do novo ambiente de trabalho em agosto de 2012. A Gama conta com estrutura completa para reuniões corporativas, bem como de um amplo espaço moderno e dinâmico, com capacidade para abrigar mais de 40 colaboradores.

MARCOS INTERNACIONAIS

A credibilidade e respeito adquiridos pela GAMA no mercado nacional formaram as bases para que a empresa iniciasse sua expansão internacional. Como marcos desta expansão estão a captação do primeiro cliente internacional, em Angola, no ano de 2008, e a celebração de uma parceria internacional com a Nyhart, empresa com sede em Indianápolis – EUA, e uma das maiores Consultorias Atuariais independentes do mercado Norte-Americano.

INOVAÇÃO

Seguindo a linha de inovação, a empresa lança, em 2011, o Evento GAMA de Previdência Complementar (EGPC), seminário regional realizado anualmente, com presença de palestrantes nacionais e internacionais que, neste ano de 2014, chega à sua 4ª Edição. A primeira edição do evento proporcionou o compartilhamento de experiências de diversos países, analisando tendências e escolhas num cenário evolutivo marcado por mudanças constantes, e servindo de referência para a implementação de inovações no Sistema de Previdência Complementar Nacional. O enorme sucesso do encontro garantiu sua continuidade nos anos seguintes, tornando-se um evento aguardado pelo mercado.

Nesse mesmo ano, a GAMA também lançou a primeira edição do Programa Jovens Consultores (PJC), que tem por objetivo selecionar talentosos jovens recém formados para treinamento e desenvolvimento de Consultores de alta performance. Proporcionando o aprendizado por meio da prática constante em projetos, sempre acompanhados por profissionais orientadores experientes e capacitados, o Programa já está em sua 5ª Edição e é considerado um dos principais processos de seleção e formação de consultores no ramo atuarial brasileiro.

Em 2013, ano em que comemora 15 ANOS de atuação, a GAMA lança seu primeiro Programa de Intercâmbio, juntamente com sua parceira Nyhart. O Programa tem por objetivo o desenvolvimento profissional dos colaboradores através do aprendizado e aperfeiçoamento de competências e conhecimentos técnicos. Uma inovação que agrega experiência prática e vivência no mercado atuarial internacional, e traz a colaboração de parceiros norte-americanos à nossa equipe, reforçando ainda mais a qualificação dos colaboradores.

FOMENTO

Em toda sua existência, a GAMA sempre se preocupou com o fomento do sistema de previdência complementar brasileiro, dedicando-se a diversas iniciativas que extrapolaram as atividades normais prestadas pela empresa. Um marco importante da história da GAMA foi a participação, em 2011 e 2012, na criação da FUNPRESP, Fundação de Previdência dos Servidores Públicos, como empresa responsável pelos cálculos atuariais e modelagem do planos, que abrangem todos os novos servidores públicos do governo federal.

Também em 2012, a GAMA foi convidada pela ABRAPP a conduzir, junto a outra empresa parceira, uma pesquisa de suma importância para os Fundos de Pensão, denominada Raio-X da Previdência Complementar. Os resultados de tal pesquisa foram consolidados e apresentados no 33º Congresso dos Fundos de Pensão. Em 2013, houve a segunda edição da pesquisa, também apresentada no Congresso dos Fundos de Pensão, o 34º.

No ano de 2013, sob coordenação do Ministério de Previdência Social, a empresa realiza o Estudo para Fomento do Sistema de Previdência Complementar Brasileiro, onde são contempladas mais de 460 organizações Brasileiras, de todos os portes, além de ser analisado o sistema previdenciário de mais de 10 países, na busca por políticas de fomento que se adaptem à realidade previdenciária do Brasil.

Pela reconhecida capacidade técnica da empresa, a GAMA auxilia os órgãos governamentais (SPPC, PREVIC) e a ABRAPP na emissão de pareceres técnicos sobre assuntos específicos, no suporte à confecção de normativos e na realização de estudos. Os membros de sua equipe são presença constante como palestrantes e colaboradores em congressos, cursos e seminários promovidos por importantes instituições Nacionais e Internacionais, além de participar de comissões técnicas do IBA – Instituto Brasileiro de Atuária.

MOMENTO ATUAL

Atualmente, a GAMA é uma das maiores Consultorias Atuariais independentes do Brasil, realizando serviços de diferentes graus de complexidade e magnitude, para Empresas, Entidades e Organizações nacionais, transnacionais e de outras nacionalidades, de diversos ramos e portes. Muitos dos clientes atuais são atendidos pela GAMA desde seu surgimento, fruto da constante busca por tempestividade, qualidade e atendimento personalizado, marca registrada da GAMA nos 15 anos de prestação de excelentes serviços atuariais e de assessoria.

No ano o de 2012, os planos de Fundos de Pensão gerenciados pela GAMA já ultrapassavam os R$ 250 bilhões de passivo atuarial e reuniam mais de meio milhão de pessoas. Na área de saúde, os números são igualmente marcantes: a GAMA acumulava mais de 2 milhões de vidas nos planos de saúde avaliados. Atendendo seus inúmeros clientes, a empresa está atualmente presente em 24 Estados do Brasil, além de Angola.

Quem Somos