Na terça-feira (21), foram reuniões com quase uma dezena de deputados e senadores e, ontem, as conversas prosseguiram. Em comum, todas esses encontros serviram como uma oportunidade bem aproveitada para a Abrapp levar a sua mensagem a parlamentares que se destacam como formadores de opinião, atuando nas lideranças partidárias ou na Comissão Especial da Câmara da PEC 287, da reforma da Previdência.
Para o Presidente Luís Ricardo Marcondes Martins, que estava acompanhado do Diretor Dante Scolari, valeu a pena uma vez que todos se mostraram receptivos, sensíveis aos nossos pleitos e argumentos, que ouviram com atenção. Aos parlamentares levamos mensagens muito claras – e apoiadas em forte argumentação – no sentido de uma total objeção à alteração proposta na PEC n. 287 para o § 15 do art. 40 da Constituição, o desejo de que projetos já apresentados na Câmara no intuito do fomento do sistema venham a tramitar na velocidade possível e sejam aprovados e, terceiro ponto, o apoio à proposta de reforma da Previdência encaminhada pelo Governo, ainda que mantendo o nosso entendimento de que o momento devesse ser aproveitado para uma reforma mais estruturante e não apenas paramétrica. Aliás, a nossa preocupação com a urgente necessidade de voltarmos a crescer, saindo do atual quadro de estagnação, foi algo que se mostrou presente em todas as conversas.
Da mesma forma, apontamos os avanços feitos em matéria de governança, especialmente no que diz respeito aos investimentos, e na contribuição que virá nesse sentido através da autorregulação. ( Jorge Wahl )
Fonte: Diário dos Fundos de Pensão. As matérias publicadas compreendem as áreas de Consultoria Atuarial, Previdência Complementar e/ou Planos de Saúde, sendo de responsabilidade de seus autores e não refletindo, necessariamente, a opinião da GAMA Consultores Associados.