Ocorreu na última quinta-feira, 10 de novembro, a Rodada de Secretários de Fazenda, evento do Fórum Fiscal dos Estados Brasileiros (FFEB), promovido pela Escola de Administração Fazendária (ESAF), e que reuniu secretários de diversos estados para discutir, entre outros temas, a reforma da previdência, segundo informações da secretaria de previdência.
Presente no encontro, o secretário de Previdência, Marcelo Caetano, observou que as propostas para a reforma terão como objetivo garantir a sustentabilidade do sistema previdenciário brasileiro e a convergência de regras entre os regimes dos trabalhadores da iniciativa privada e dos servidores públicos. “Estamos fazendo a reforma para preservar a previdência e garantir o pagamento dos benefícios lá na frente”, disse. Segundo o secretário, um dos pilares da reforma é o fortalecimento da previdência complementar nos regimes próprios de previdência social (RPPS).
Presendte no evento, o secretário de Fazenda do Ceará, Mauro Benevides Filho, destacou que um grande passo para fortalecimento dos RPPS é a aprovação do Projeto de Lei n° 6088/2016 que transforma a Funpresp-Exe em um fundo multipatrocinado, permitindo a adesão de entes federativos. O projeto tramita na Câmara dos Deputados em regime de prioridade.
Fonte: Investidor Institucional As matérias publicadas compreendem as áreas de Consultoria Atuarial, Previdência Complementar e/ou Planos de Saúde, sendo de responsabilidade de seus autores e não refletindo, necessariamente, a opinião da GAMA Consultores Associados.