Sobre

Cliente:

ELETROCEEE

Atividade:

Consultoria e assessoria atuarial com vistas a aprimorar a gestão da Entidade

Site:

www.fundacaoceee.com.br

Consultoria e assessoria atuarial com vistas a aprimorar a gestão da Entidade

O Cliente

Um dos maiores e mais tradicionais Fundos de Pensão do Brasil, a ELETROCEEE administra Planos de Previdência patrocinados por grandes empresas do setor de energia, dentre as quais o Grupo CEEE – Companhia Estadual de Energia Elétrica, além de mais recentemente ter acolhido a administração de Planos de Previdência instituídos por Sindicatos e Associações. Ocupa o 19º lugar no ranking nacional de Fundos de Pensão, com um patrimônio de mais de R$ 4,6 bilhões. Paga mais de R$ 20 milhões em benefícios, por mês, para 7 mil aposentados e pensionistas. Conta com mais de 14 mil participantes, atingindo um universo de aproximadamente 28 mil pessoas.

O Caso

Por ocasião do lançamento do PREVenir, programa pioneiro e tido como um modelo exemplar de gestão do risco e educação previdenciária, o Conselho Deliberativo da ELETROCEEE solicitou à GAMA o delineamento de ações no âmbito atuarial que subsidiassem e aprimorassem as tomadas de decisão da Entidade.

Em resposta, a GAMA apresentou um amplo escopo de trabalhos, englobando Auditorias de Benefícios, de Cadastro e Atuarial; Estudo de Aderência das Hipóteses Atuariais; Estudos de Impactos; Análises e sugestões de melhorias aos Regulamentos e Convênios de Adesão; e Avaliação Atuarial dos Fundos Administrativos dos Planos.

Tratou-se da terceira vez em sua história que a GAMA acolheu uma demanda da ELETROCEEE. Membros da equipe que atendeu a Entidade nas demais oportunidades, nos anos de 2000 e 2005, foram deslocados para este novo projeto, ampliando, com isto, o grau de conhecimento e de personalização dos serviços.

Os trabalhos foram executados durante grande parte do ano de 2011, com a apresentação gradual à Entidade dos resultados obtidos.

“Possibilitou melhorias nos sistemas auditados que podemos considerar como inovações, pois a mudança de procedimentos promoverá maior qualidade na gestão dos planos e benefícios”. Recebido em resposta à pesquisa de satisfação aplicada pela GAMA em dez/2011.

Nilzabete Corrêa da Silva – Gerente Atuarial