Sobre

Cliente:

Fundação Libertas

Atividade:

Estratégias Previdenciais, Treinamento e Consultoria Atuarial

Site:

www.fundacaolibertas.com.br

O Cliente
A Fundação Libertas conta com uma massa vinculada de 70.000 vidas e ativo superior a 1,5 bilhão, sendo o maior Fundo de Pensão de Minas Gerais em termos de massa vinculada, e um dos maiores e mais tradicionais do Brasil. Dentre as patrocinadoras dos diversos Planos que administra, estão empresas importantes, tais como a CODEMIG, a COHAB/MG, a COPASA e a PRODEMGE.

Atendido desde
2009

Cisão, saldamento e migração entre planos

O caso
A estratégia previdencial, em relação ao Plano RP5-II, vislumbrando a criação de novas oportunidades aos participantes a fim de mitigar riscos atuariais, consistiu-se em:  Adequações regulamentares prevendo regras de Transação entre os planos; Cisão do Plano RP5-II e criação do Plano Prodemge Saldado, igualmente patrocinado pela Prodemge, estruturado na modalidade de Benefício Definido (BD); e, Adequações regulamentares do Plano ProdemgePrev, estruturado na modalidade de Contribuição Definido (CD), criado em 2012, também com assessoria da GAMA, prevendo as regras de ingresso dos Participantes e Assistidos do Plano RP5-II, que exerceram essa opção, por meio da Transação

Incorporação entre planos de benefícios (atípica)

O Caso
A GAMA Consultores Associados assessorou a Fundação Libertas e a Prodemge, uma vez que a Patrocinadora teve a intenção de incorporar os Assistidos vinculados ao Plano RP5, formalmente, à população já existente no Plano RP5-II, visando a regularização dos planos, unificando-se as duas massas e, em decorrência, elaborou o Termo de Incorporação do Plano RP5 pelo Plano RP5-II e realizou a adequação do Regulamento do Plano RP5-II a essa nova situação, com vistas a deixá-lo regular, por meio de processo de incorporação atípico, pelo fato de, oficialmente, para PREVIC, existir um único Plano e CNPB (Plano RP5-II), sendo que na prática existiam dois Planos de Benefícios.

Estratégias Previdenciais, Treinamento e Consultoria Atuarial

O Caso
A GAMA é, desde 2009, a responsável técnica-atuarial de todos os Planos de Benefícios da Entidade. Nesse período, desenrolaram-se os trabalhos envolvendo a estratégia previdencial do Plano de Benefícios patrocinado pela COPASA, que culminou com a criação de dois novos Planos. Reconhecida nacionalmente como um marco em processos dessa natureza, a referida estratégia contou com a tecnologia do software GAMAWEB, que informatizou toda a transação de massas entre os Planos. No decorrer da estratégia previdencial para a COPASA, a GAMA ministrou treinamento para mais de quatrocentas pessoas, capacitando-os repassar informações e prestar atendimento às mais de treze mil pessoas vinculadas ao Plano COPASA e a sua Patrocinadora.

Atualmente estão em andamento, sob responsabilidade da GAMA, as Estratégias Previdenciais de outros Planos administrados pela Fundação Libertas.  A GAMA desenvolveu e desenvolve, também, diversos serviços de Consultoria e Assessoria a Entidade, dentre eles os relativos à destinação e utilização de superávit de Planos.

  • O Feedback

    “Destacamos nossa satisfação em tê-los como parceiros e poder fazer parte da história que vem sendo construída pela GAMA nesses doze anos, sempre com muita competência e seriedade”. Recebido via e-mail em 26/11/2010.

    Rodrigo Otávio de Barros Santos – Gerente Estratégico Previdencial
  • O Feedback

    "Complexa para muitos, Previdência Complementar torna-se matéria mais simples ao ser encaminhada por V. Sa. e equipe, cuja atuação no processo ora aprovado pela Previc ratifica a excelência técnica da Gama Consultores Associados. Manifestamos, pois, a V. Sa nosso reconhecimento pelo brilhante trabalho.” Recebido via carta em 30/07/2010.

    Carlos Megale Filho – então Diretor Presidente