Contamos com especialistas capazes de realizar serviços com qualidade e conhecimento técnico que os procedimentos exigem, de acordo com as necessidades demandadas por sua organização, prevendo oportunidades, vulnerabilidades e redução de riscos.

Auditoria Atuarial Independente

Conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de parecer autônomo e imparcial sobre a adequação e a consistência das provisões técnicas e demais aspectos atuariais, com base em testes de consistências e recálculos atuariais e consoante à legislação específica.

Os principais procedimentos da Auditoria Atuarial das sociedades supervisionadas pela SUSEP são os exames dos itens que seguem abaixo especificados:

I – provisões técnicas
II –carteiras ou planos deficitários;
III – limites de retenção e as operações de resseguro;
IV- conformidade dos dados, premissas e procedimentos utilizados no cálculo do capital mínimo requerido, definido pelas fórmulas padrão estabelecidas pelo órgão regulador;
V – conformidade dos dados, premissas e procedimentos utilizados na aplicação das metodologias próprias aprovadas pelo órgão regulador e desenvolvidas para determinação da necessidade de capital, quando cabível;
VI – solvência da companhia seguradora;
VII – impacto das ressalvas feitas pela auditoria interna ou auditoria independente anterior e das manifestações do atuário responsável técnico, que tenham relação com questões técnico-atuariais ou com fatores que possam afetar a solvência da companhia; e
VIII – outros estudos que o atuário independente julgar necessários

Saiba mais

Avaliação Atuarial da Adequação das Provisões Técnicas

Revisar as provisões técnicas da Seguradora, de forma independente, garantindo assim a adequação do nível de provisões.

Avaliação do Valor Econômico

Avaliar significa apurar ou estimar o valor de determinada coisa, assim avaliar é sem dúvida um processo bastante subjetivo, pois depende de um conjunto váriado de condicionantes como: cálculo anual do Market Consistent Embedded Value (MCEV), pode acompanhar a evolução do seu negócio ano após ano.

Tal cálculo costuma ser de suma importância, pois fornece de forma aproximada o valor real da empresa, e será sempre um recurso técnico recomendável para apoiar de forma adequada as negociações entre organizações ou entre os componentes do quadro societário.

Avaliações Atuariais

Realizar anualmente a Avaliação Atuarial da Seguradora, apresentando uma análise da adequação das provisões técnicas, dos limites de retenção adotados e outros aspectos atuariais da carteira.

Construção de Modelos Preditivos para a Tarifação de Seguros

Utilizar a modelagem estatística (GLM, Árvores de Decisão, etc) que permite a construção de tarifas sofisticadas, que determinam o custo do risco em cada segmento considerado.

Elaboração de Notas Técnicas e Planos de Negócios de Carteiras

Para seguradoras em estágio inicial de suas operações, desenvolvimento do plano de negócios, e nota técnica de carteira contemplando as projeções de prêmios e sinistros por ramo de operação.

Para Seguradoras já em operação, que desejam adentrar em novos ramos, elaboração de nota técnica de carteira para os novos ramos a serem comercializados.

Otimização de Resseguro

Maximizar os benefícios da transferência de riscos de modo a facilitar a seleção da melhor opção de resseguro para cada perfil, considerando a otimização do Limite Operacional e Limite Técnico.

Teste de Adequação do Passivo

Avaliar seguindo os preceitos do IFRS4, deve ser realizado duas vezes ao ano, para as datas bases de junho e dezembro respectivamente.